top of page

As técnicas de Aikido são bastante variadas, dependendo do Dojo (local de treinamento) e da escola de treinamento escolhidos pelo praticante. Na Associação Liberdade, seguimos a escola das técnicas adotadas pela Federação Paulista de Aikido (FEPAI).

Ainda assim, independente do Dojo escolhido, os fundamentos do Aikido estão sempre presentes e são praticados todas as aulas:

A harmonização com o atacante (Aiki)

Esta é a base do Aikido. É um conceito simples de ser compreendido, mas que só é executado satisfatoriamente através de muito treino. Como harmonizar com uma pessoa que nos ataca? Certamente, num primeiro momento ela não quer isso, não é mesmo? 

Na verdade, nesse primeiro momento, é comum que nós mesmos também não queiramos isso. O conflito nos provoca instintivamente as respostas de ataque ou fuga. O Aikido ensina que é possível uma terceira resposta.

A defesa pessoal

O Aikido é uma arte marcial eminentemente defensiva. Todos os movimentos que treinamos partem de um ataque ou de uma tentativa de imobilização para terminarem em uma resposta de harmonização e neutralização do atacante.

Os movimentos circulares

Mecanicamente, nossa forma de conseguir harmonizar com o atacante é utilizando movimentos circulares ou esféricos. A confrontação direta, o impacto e a utilização da força física para subjulgar o atacante não são utilizados no Aikido.

Os principais movimentos circulares do Aikido utilizados para nos esquivarmos do ataque são chamados de tenkan.

A utilização do centro de energia (Hara)

Nas técnicas do Aikido, todo movimento deve se iniciar no Hara, que é o ponto de nosso centro de gravidade. Fisicamente, é a região que fica aproximadamente três dedos abaixo do umbigo. Quando nos movimentamos a partir de nosso centro de gravidade, tudo o que fazemos envolve todo o nosso corpo simultaneamente, e não apenas partes separadas dele (somente os braços ou somente as pernas, por exemplo).

bottom of page